Páginas

domingo, 4 de abril de 2010

Bullshit


Esta série é apresentada pela dupla de humoristas/ilusionistas Penn & Teller, que refletem suas opniões céticas, ateístas e liberais sobre assuntos controversos através de um humor propositalmente agressivo. O objetivo do show é desmascarar alegações de paranormalidade, pseudociências, teorias de conspiração, charlatães e concepções errôneas comuns, através do pensamento crítico e ceticismo científico. Os assuntos em cada episódio incluem abdução alienígena, medicina alternativa, exegese literal da Bíblia, percepção extrasensorial e também há alguns episódios que discutem problemas sociais como ambientalismo, controle de armas, direitos para os animais, guerra às drogas e comidas orgânicas.

Em cada episódio, Penn & Teller deixam clara a sua posição em relação ao tópico escolhido e em seguida passam a criticar a posição oposta. Penn Jillette declara que as declarações nas entrevistas estão dentro do contexto e que antes da entrevista os participantes sabem qual o assunto abordado e qual a posição tomada pelos apresentadores no programa. Os entrevistados são geralmente pessoas de projeção nacional ou internacional na área, ou experts sobre o assunto abordado. Entre os céticos que participaram do programa, destacam-se James Randi, Michael Shermer e Robert L. Park.
Os defensores da posição oposta apresentam seus argumentos em entrevistas, mas freqüentemente são mostrados como contraditórios ou falaciosos.
Entre as entrevistas e experiências, Penn Jillette é mostrado em estúdio apresentando a sua opnião, enquanto Teller, sem dizer uma palavra, apresenta algum truque de ilusionismo pertinente ao assunto de modo bem humorado. Em outras situações, a sátira é mais clara.
Penn e Teller freqüentemente terminam o programa com um apelo ético sobre o "porquê" tal crença é perigosa e deve ser discutida. Os apresentadores geralmente declaram que é normal e compreensível que as pessoas tenham aquela crença e direcionam a crítica para aqueles que acreditam explorar a fé alheia, em busca de fama ou dinheiro.
Para os interessados, deixo aqui um episódio completo com legendas em português.
















Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails